Ensino médio completo garante aumento na renda dos brasileiros
O diploma do ensino básico é sinônimo de renda mais alta. O simples fato de concluir o ensino médio garante aos trabalhadores uma média salarial R$ 212 mais alta.
Cada etapa dos estudos já resulta num adicional de R$ 70 à renda mensal, mas a obtenção do certificado de ensino médio faz uma diferença ainda maior, é o chamado efeito-diploma. Quando falamos de ensino superior, a média salarial pode até dobrar.
Por isso a importância de continuar os estudos não apenas como um elemento de formação, mas também como a oportunidade de uma renda mais justa, ultrapassando o acesso às necessidades básicas e fornecendo a possibilidade de concretizar sonhos que vão além da simples sobrevivência.
A grande questão é que com a pandemia alguns fatores influenciaram para que milhares de jovens abandonassem as salas de aula, físicas ou virtuais. Em função da covid-19, as escolas fecharam, dificultando a permanência de muitos estudantes que não tiveram condições para acompanhar o ensino remoto.
Somando a isso, a crise econômica foi agravada e forçou muitos jovens a ingressarem no mercado de trabalho, adiando a continuidade dos estudos. Esse cenário trouxe um grande prejuízo não apenas para a aprendizagem dos alunos, mas para a possibilidade de obter um salário mais alto, impactando diretamente na qualidade de vida de milhares de brasileiros.
As dificuldades foram muitas e políticas públicas precisarão ser desenvolvidas para diminuir o impacto desse período. Mas, para todas as pessoas que enfrentaram essas e outras dificuldades que impossibilitaram a continuidade dos estudos ainda existem alternativas. Ninguém precisa deixar de concluir o ensino básico.
Além dos supletivos, que garantem uma formação mais rápida, existe a possibilidade de conclusão do ensino básico com um único exame, o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Essa é a oportunidade mais rápida para terminar essa etapa dos estudos e podem participar todas as pessoas que, por diferentes motivos, não concluíram o ensino na idade adequada.
A certificação expedida pelo exame tem a mesma validade que qualquer outro diploma de ensino médio e permite também o ingresso no ensino superior. O exame acontece uma vez por ano e é formado por quatro provas mais uma redação.
Saiba que, com um pouco de preparação, é possível concluir os estudos através do Encceja. E a Quero me Formar está aqui para te ajudar. Nós selecionamos os melhores conteúdos para o Encceja porque acreditamos que a educação é transformadora.