A crise no Inep pode afetar a divulgação dos resultados do Encceja 2020?
Na última semana mais de trinta funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pediram exoneração de seus cargos. Mas por que isso interessa aos participantes do Encceja?
Essa pergunta pode ser respondida a partir das justificativas que envolvem os afastamentos. Segundo entrevista do presidente da Associação dos Servidores do Inep, Alexandre Retamal, publicada pelo UOL Educação, o Inep está sofrendo um desmonte por parte do MEC (ministério ao qual está vinculado).
Segundo Retamal, existem áreas do instituto sem diretoria e trabalhando com quantidade reduzida de funcionários, gerando sobrecarga naqueles que ainda atuam na instituição e influenciando para que erros sejam cometidos em função do excesso de trabalho.
Sabendo disso, e ainda somando a aproximação da data de realização do Enem, podemos concluir que os resultados do Encceja realizado em agosto podem demorar mais que o previsto.
Não é possível ter certeza disso, mas como o Inep não tem dado retorno aos pedidos de informação, fica difícil acreditar que a previsão de divulgação dos resultados ainda esse mês possa acontecer.
Os participantes que realizaram o exame devem precisar de um pouco mais de paciência. Sabemos que não está fácil, que os inscritos já passaram pelas incertezas dos adiamentos ocasionados pela pandemia, mas os resultados sairão.
Fique tranquilo e acompanhe o nosso Blog porque todas as novas informações serão compartilhadas por aqui com vocês!
E aproveite para saber um pouco mais sobre o Inep.
Importância do Inep
O Inep tem entre suas atribuições a produção de estudos sobre a educação no país e a elaboração, organização e aplicação de exames como o Enem (para a avaliação do ensino médio e ingresso no ensino superior); o Enade (para avaliação dos cursos superiores); e o Encceja (para certificação de competências de jovens e adultos que não concluíram o ensino básico na idade regular).
São milhões de pessoas que participam anualmente dos exames organizados pela instituição e que permitem o acesso e a democratização da formação no Brasil.
A Quero me Formar ressalta a importância do Inep para a educação brasileira e apoia o investimento permanente em educação porque esse é um direito de todos!
Não marque bobeira e escolha terminar seus estudos! Com a ajuda da Quero me Formar você tem a melhor preparação para o Encceja e todas as informações que precisa para participar do exame.