Revisão de questões do Encceja – ciências humanas
Para participar do Encceja você deve estar preparado e como nossa missão é te auxiliar nessa tarefa seguimos com a série de questões comentadas de conteúdos que já foram cobrados no exame.
Você pode estar se perguntando qual é a utilidade de fazer exercícios com perguntas que já caíram na prova. É simples, dessa forma os participantes inscritos no próximo exame podem conhecer um pouco mais sobre a dinâmica das provas e como os conteúdos são apresentados.
Assim, quando o caderno de questões estiver na sua frente, não vai haver surpresa e nem ansiedade porque você já está adaptado ao modelo de aplicação.
Então vamos lá, na última postagem já falamos sobre o que são as ciências humanas, agora vamos apresentar mais uma questão que foi cobrada na última prova do Encceja nessa área.
Não se esqueça que a eliminação das alternativas é uma ótima técnica. Vá riscando aquelas que você tem certeza que estão incorretas.
Questão 41 do Encceja 2019
Em uma sociedade de consumo, os desejos e as necessidades pessoais são, muitas vezes, realizados por meio da aquisição de bens e produtos. Não importa a categoria, todos eles são desejados como uma espécie de prêmio, de passaporte de entrada para uma classe social desejada ou para uma posição de destaque ou diferenciação dentro do grupo.
SOUZA, R. F.; EHRENBERG, K. C. Apple no Brasil: o consumo de uma marca que vai além da tecnologia. Disponível em: www2.metodista.br. Acesso em: 29 ago. 2014.
No mundo contemporâneo, o comportamento descrito incentiva a:
A- produtividade do trabalhador.
B- competição dos indivíduos.
C- autonomia da população.
D- igualdade dos gostos.
Essa é mais uma das questões que pode ser resolvida apenas com a interpretação do conteúdo apresentado. Você não precisa de um conhecimento prévio específico, precisa de atenção às informações que estão disponíveis no texto.
Vamos lá! Se os produtos de consumo são uma espécie de prêmio, eles se apresentam como uma coisa que nos diferencia, certo? A partir dessa observação já podemos eliminar a resposta D, que fala da igualdade dos gostos.
Vamos refletir sobre as outras 3 alternativas. Alternativa A: produtividade do trabalhador.
É certo que o aumento do consumo pode exigir um aumento de produtividade, mas você precisa ficar atento ao tema abordado no trecho apresentado pela questão. Em momento nenhum essa relação é estabelecida no texto.
O tema central é o consumo e como essa prática se tornou um meio de diferenciação. Exemplo: se na sua vizinhança alguém tem um carro de luxo, enquanto todos os outros possuem um modelo de carro popular, essa pessoa tem um destaque porque parece ter conquistado mais que os demais. Isso é uma diferenciação feita com base no consumo.
Quando pensamos assim, vemos que a alternativa A não pode ser a correta porque fala sobre produtividade do trabalhador, tema não abordado no pequeno texto.
Já eliminamos duas alternativas. Vamos analisar a C: autonomia da população.
A palavra autonomia significa uma espécie de vontade própria de cada pessoa. Quando falamos de um modelo de sociedade como o descrito no texto “sociedade de consumo” precisamos ter em mente que uma única pessoa não pode modificar esse modelo, dessa forma, independente da vontade própria, todos fazemos parte dessa sociedade, sem a capacidade de interferir nesse modelo. Ou seja, nós não temos autonomia para escolher o tipo de sociedade em que vivemos, dessa forma a população não tem autonomia.
Por eliminação, temos como correta a alternativa B: competição dos indivíduos. Uma sociedade que está baseada no consumo e que diferencia as pessoas a partir do que elas podem ter estimula a competição porque o objetivo acaba sendo possuir mais que o outro e conseguir uma posição de destaque a partir disso.
Com atenção você pode resolver muitas questões do Encceja, por isso não tenha pressa e reflita sobre cada uma das alternativas.
E se quiser uma preparação completa, faça parte da Quero Me Formar e estude a partir de simulados, videoaulas com os melhores professores e tire todas as suas dúvidas com nossos tutores.